social facebook social twitter social youtube

Juiz de Fora tem novo Capelão Militar Católico

*Colaboração: Fabíola Castro (Rádio Catedral) 
*Com informações do site da Arquidiocese Militar

No último dia 4 de julho, o Padre João Batista Diniz Ferreira tomou posse como novo Capelão Militar da 4ª Brigada do Exército Brasileiro, sediada em Juiz de Fora. O sacerdote de 34 anos é natural do Ceará, da Diocese de Sobral.

O recém-chegado capelão residirá em Juiz de Fora, mas prestará assistência religiosa às Organizações Militares (OM’s) subordinadas à 4ª Brigada, que compreende, ainda, outras cidades nos estados de Minas e Rio de Janeiro. As capelanias católicas desenvolvem suas atividades buscando assistir aos integrantes das corporações militares em diversas situações, como batizados, Primeira Comunhão, Crismas, casamentos e falecimentos. O atendimento é estendido também aos familiares.

Em entrevista à Rádio Catedral, Padre Diniz, chamado como militar de Aspirante Ferreira, contou como recebe a nova missão em um estado distante de sua terra de origem, o Ceará. “É algo totalmente novo, que no início me dava muita apreensão, mas, graças a Deus, com o apoio do ex-capelão, Padre Renato, do Padre Nelson e outros militares, eu fui me sentindo mais em casa. Posso dizer que hoje estou em paz, me sentindo muito feliz por estar com os militares, aprendendo com eles, vendo a religiosidade que eles têm, o respeito à religião, o temor a Deus”.

A Capelania Militar Católica no Brasil é garantida por força do acordo diplomático celebrado entre o Brasil e a Santa Sé, assinado no dia 23 de outubro de 1989. Por força deste acordo, foi criado no país um Ordinariado Militar para assistência religiosa aos fiéis católicos, membros das Forças Armadas.

O Ordinariado Militar do Brasil é uma Circunscrição Eclesiástica da Igreja Católica no país, canonicamente assimilado às dioceses. Subordinada diretamente à Santa Sé, participa do Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Sé episcopal está na Catedral Militar Rainha da Paz, na cidade de Brasília (DF).

O Arcebispo Militar do Brasil, atualmente Dom Fernando José Monteiro Guimarães, é o responsável por todas as capelanias militares católicas do país.

Pastoral Militar na Arquidiocese de Juiz de Fora

Em fevereiro deste ano, foi criada na Arquidiocese de Juiz de Fora, pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, a Pastoral Militar. O Padre Renato Alves Rodrigues foi designado como o primeiro assessor arquidiocesano da pastoral.

O sacerdote exerceu, durante oito anos, o cargo de Capelão Militar do Exército Brasileiro em Juiz de Fora. Enquanto responsável pela pastoral, Padre Renato desempenhará atividades similares às da capelania, junto ao Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next