social facebook social twitter social youtube

Assembleia Geral da CNBB: Arcebispos Eméritos são lembrados no terceiro dia de evento

*Com informações da CNBB

56 Assembleia Geral da CNBB*Foto: Thiago Leon (A12).A programação do terceiro dia da 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta sexta-feira (13), começou com a Celebração Eucarística no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida (SP). A missa foi presidida pelo arcebispo emérito de Manaus (AM), Dom Luiz Soares Vieira, que, logo no início, saudou Dom Eurico dos Santos Veloso pelo aniversário natalício.

Pela manhã, os bispos abordaram três temas, na sessão realizada no auditório do Centro de Convenções Pe. Vitor Coelho de Almeida: a palavra dos bispos eméritos, assuntos ligados à liturgia e o projeto Igrejas Irmãs. A parte da tarde será dedicada à apresentação do texto com o resultado do trabalho da Comissão de Reforma do Estatuto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), instituída em 2015, a pedido da própria Assembleia Geral dos Bispos. Depois de aprovado pela AG, o texto segue para a Congregação dos Bispos no Vaticano para aprovação final.

Hoje, são mais de 160 bispos que ultrapassaram a idade 75 anos e entraram para emeritude na Igreja no Brasil. Eles continuam vivendo nas dioceses onde serviram, em sua maioria, mas também escolhem lugares diferentes para viver esse tempo eminentemente de descanso, sem, contudo, deixar de exercer o ministério sacerdotal.

Bispos enviam Carta ao Papa e lembram que o Brasil passa por grave instabilidade

Durante a segunda coletiva de imprensa da 56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB), na quinta-feira, 12 de abril, o arcebispo da Arquidiocese São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta, divulgou uma carta a ser enviada para o Papa Francisco, levando saudações do episcopado e as temáticas que estão sendo trabalhadas durante a Assembleia Geral.

O texto trata também da unidade do episcopado brasileiro com o sumo pontífice. Segundo o cardeal, a carta, aprovada em plenário, foi elaborada por uma comissão e representa a opinião de todos os bispos presentes em Aparecida (SP).

Em sua apresentação, o arcebispo do Rio de Janeiro ressaltou alguns assuntos citados na carta dando destaque ao tema central da Assembleia, ‘A Formação de Novos Presbíteros’, e a memória dos 40 anos da restauração da imagem de Nossa Senhora Aparecida, após um atentado que a deixou fragmentada.

A carta, assinada pela presidência da CNBB, também lembra ainda a Exortação Apostólica do próprio Papa Francisco, “Gaudete et Exsultate”, sobre o chamado à santidade no mundo atual’, o Ano Nacional do Laicato e a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

Clique aqui e leia a carta na íntegra.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next