social facebook social twitter social youtube

Atendimento

Arquivo Histórico Arquidiocesano entra em recesso no mês de dezembro

O Arquivo Histórico Arquidiocesano terá suas atividades de atendimento externo suspensas no período de 1º de dezembro a 31 de janeiro, em razão de recesso do setor. Os serviços que serão paralisados incluem o atendimento presencial de pesquisadores e buscas em livros paroquiais pela equipe do setor.

O retorno ao atendimento será a partir de 1º de fevereiro. Lembramos que o atendimento ao público interno (padres, atendentes de paróquias, religiosos (as) e agentes de pastorais) será normal durante todo o recesso.

Comunicado aos nossos usuários

Nos últimos anos a demanda por buscas em livros paroquiais e emissão de certidões tem crescido assustadoramente. Entretanto, há um grande descompasso entre a capacidade de atendimento do Arquivo Histórico Arquidiocesano e o aumento excessivo, nos últimos anos, de brasileiros em busca da regularização de sua vida civil em outros países – dupla cidadania.

Com a preocupação constante de melhorar os serviços prestados aos nossos usuários, o Arquivo da Cúria Metropolitana de Juiz de Fora limitou esse atendimento, passando a receber somente 12 (doze) pesquisas por mês. Esta iniciativa foi fundamental para se conseguir reduzir o tempo de espera pelo resultado das mesmas.

Para proceder ao pedido de busca de assentos religiosos, envie a sua solicitação para o e-mail do Arquivo (arquivo@arquidiocesejuizdefora.org.br), mencionando todos os dados necessários à pesquisa. O Arquivo está recebendo esses pedidos somente no primeiro dia útil de cada mês, a partir das 8h da manhã. O critério de seleção das doze pesquisas relaciona-se à entrada dos 12 (doze) primeiros e-mails no computador do Arquivo.

A equipe do Arquivo Arquidiocesano tem plena consciência da importância do trabalho que desenvolve, especialmente o atendimento ao público externo que se encontra muito distante de nossa cidade e necessita de documentos comprobatórios. Estamos vivendo um período sério de recessão econômica em nosso país e mesmo assim, o Senhor Arcebispo está ciente e preocupado com a necessidade de ampliar a equipe de historiadores do Arquivo desta Cúria. Está sendo estudada a situação, pois queremos atender a todos que necessitam deste acervo eclesial, sem exceção.

Por fim, lembramos a todos que o serviço de buscas que o Arquivo da Cúria Metropolitana de Juiz de Fora presta a seus usuários é, na verdade, uma ampla pesquisa genealógica através de dezenas de livros de assentos religiosos, sempre partindo da localidade indicada e, caso não seja localizado o assento procurado, partimos para os livros de todas as igrejas circunvizinhas. É feito pela equipe do setor um “Plano de Pesquisa” para cada pedido, de acordo com a área eclesiástica abrangida e vinculações canônicas entre igrejas matrizes e capelas. Por isso, pedimos que seja indicada somente uma localidade. A realidade da documentação eclesiástica é completamente diferente da realidade da documentação cartorial civil de nosso país.

Infelizmente ainda não temos acervos digitalizados, a pesquisa é manual, o acervo numeroso para assentos religiosos e a equipe diminuta, o que estava nos levando, anteriormente, a uma demora muito grande para a divulgação dos resultados aos nossos usuários. Estabelecendo um número fixo de pesquisas a cada mês, estamos abreviando consideravelmente o tempo de espera pelo resultado.

A equipe do Arquivo Histórico Arquidiocesano de Juiz de Fora, embora pequena, é composta de profissionais da área de História com conhecimento da técnica de leitura paleográfica e treinados na grafia de época e suas variações. Além disso, a equipe é altamente consciente da importância de seu trabalho para cada usuário, na busca de seus direitos civis. 

Para a solicitação de pesquisas, é necessário:
a) apresentar o pedido por escrito ao Arquivo (de próprio punho ou por e-mail);
b) ter o pedido aprovado pelo Arquivo (pesquisa viável);
c) ter recolhido a taxa pertinente;
e) ter enviado o comprovante de pagamento da taxa (pode ser por e-mail).

Ratificamos portanto, que só serão aceitos 12 (doze) pedidos de pesquisas de 12 (doze) solicitantes, sendo aceita somente uma pesquisa por pessoa.

Aconselha-se a todos que não foram contemplados na seleção de pedidos que, permanecendo a necessidade, reapresentem o seu pedido de buscas em livros paroquiais no mês subsequente.

Atenção: Em breve teremos reajuste nas taxas do Arquivo.
 

Serviços 
O Arquivo Arquidiocesano de Juiz de Fora presta atendimento para:
- Busca em livros paroquiais (batismo / crisma / casamento / óbito)
- Emissão de certidão religiosa (batismo / casamento / crismas / óbito)
- Pesquisa historiográfica junto às fontes documentais

Normas e Procedimentos
Para o atendimento de buscas em livros paroquiais e para emissão de certidões:
- Este serviço poderá ser requisitado pessoalmente no Arquivo, ou através do telefone (32) 3229-5450 no horário de 13h30 às 16h30, ou ainda pelo e-mail arquivo@arquidiocesejuizdefora.org.br.

Para a realização de buscas de assentos paroquiais é necessário informar:
- Tipo de busca: batizado / casamento / crisma / óbito
- Nome das pessoas envolvidas e respectivas filiações
- A data do evento ou o período aproximado
- Local onde ocorreu o evento (batizado / casamento / crisma / óbito)

Após contato inicial, os pedidos deverão ser formalizados por escrito, dirigidos ao Arquivo Arquidiocesano em carta postada pelo correio (veja o endereço no link "Localização e Contato") ou formalizados pelo e-mail citado acima.

O resultado da busca será encaminhado ao solicitante por escrito através do "Extrato de Busca", no qual será notificado se foram ou não localizados livros e períodos pesquisados, através do correio, no endereço fornecido pelo solicitante.

O "Extrato de Busca" não contém informações específicas do texto do assento localizado, este só será apresentado na íntegra, através da emissão da certidão de inteiro teor.

Para o atendimento de pesquisadores junto às fontes documentais
- A consulta direta ao acervo documental é realizada às quintas e sextas- feiras, no horário de 13h30 às 16h30;
- Há necessidade de agendamento antecipado, que poderá ser feito pessoalmente, pelo telefone (32) 3229-5450, no horário de 13h30 às 16h30, ou por e-mail.

As Normas de acesso ao acervo documental encontram-se disponíveis na sala de pesquisa.

O Arquivo disponibiliza a consulta ao acervo de documentos sem custos.

Recolhimento de taxa de prestação de serviço, mediante tabela abaixo:
Taxas de prestação de serviços do Arquivo:
- Certidões do ano de 1700 a 1850: R$ 100
- Certidões do ano de 1851 a 1924: R$ 90
- Certidões do ano de 1925 a atual: R$ 50
- Solicitação de busca: R$ 35
- Certidão negativa: R$ 25
- Retificações para fins de cidadania (abertura de processo): R$ 60
- Transcrições paleográficas*:
   01 folha: R$ 25
   02 folhas: R$ 35
   Acima de 03 folhas : R$ 13 por folha

A Cúria Metropolitana não faz transcrição de assentos paroquiais, apenas a emissão de certidão.

Antes de fazer qualquer pagamento, é necessário entrar em contato com a equipe do Arquivo Arquidiocesano para seja verificada a disponibilidade da realização da pesquisa.

Atenção: O pagamento de taxas poderá ser efetuado diretamente na Tesouraria da Cúria Metropolitana, no horário de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, ou através de depósito bancário. Consulte a equipe do Arquivo.

Sacerdotes em consulta no ArquivoSacerdotes em consulta no Arquivo  Arcebispo de Juiz de Fora em visita ao ArquivoArcebispo de Juiz de Fora em visita ao Arquivo